No período gestacional, a mulher passa por grandes modificações nos
âmbitos biológico, afetivo, emocional e sociocultural, é também nesta fase que
se constrói o vínculo, fortalecido durante a amamentação. Em virtude das
alterações hormonais, a mulher, quando está grávida, é muito mais sensível
– seu humor pode variar da tristeza à alegria rapidamente – e o espírito
materno leva-a a se preocupar muito mais com a sua saúde e,
consequentemente, com a de seu futuro filho.
A gravidez é uma condição que envolve
muitos mitos, dúvidas,
crenças e expectativas, que podem estar
diretamente relacionados ao contexto familiar e social. As informações,
experiências e conhecimentos transmitidos por amigas, vizinhas, mãe e marido
podem influenciar tanto positiva como negativamente no ato de amamentar.
A realização da assistência pré-natal é
uma das práticas desenvolvidas por ambos os modelos de atenção primária. Alguns
autores destacam uma relação direta entre a assistência pré-natal adequada e o
nascimento do recém-nascido saudável. Em outras palavras, quando os cuidados
primários são oportunos e corretamente conduzidos durante a gestação, o risco
de desfechos como baixo peso ao nascer e prematuridade pode ser reduzido.
Diante disso visualiza-se a constante
necessidade de ações de
saúde desenvolvidas por uma rede
regionalizada e hierarquizada de
atenção à saúde, com tecnologias adequadas
a cada nível de atenção,
visando ao atendimento integral da
população.
O trabalho grupal deve ser utilizado como
estratégia do processo educativo, pois a construção deste acontece a partir das
interações entre seres humanos de forma dinâmica e reflexiva. A técnica de trabalho
com grupos promove o fortalecimento das potencialidades individuais e
grupais, a valorização da saúde, a utilização dos recursos disponíveis e o
exercício da cidadania, de maneira geral os grupos são desenvolvidos com a
finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a
aderência das gestantes aos hábitos considerados mais adequados, diminuir
a ansiedade e compreender
de forma mais clara os sentimentos que
surgem neste período, permitem a aproximação entre profissionais e receptores do
cuidado além
de contribuírem para o oferecimento de
assistência humanizada.
Extraído de : UNISC
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