De 15 a 31 de agosto acontecem as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mais de 200 postos de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O dia D de vacinação contra a poliomielite acontecerá no sábado 15 de agosto, quando haverá também postos de vacinação volantes montados em diversos locais do município, como igrejas, escolas, associações de moradores, entre outros.
Contra a paralisia infantil (poliomielite) devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 95% da população alvo, ou seja, 331.448 meninos e meninas. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal é voltada a crianças menores de 5 anos de idade, que deverão ser levadas a uma unidade de Atenção Primária para que a caderneta seja avaliada pelo profissional de saúde.
Para a multivacinação estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e DTP. A atualização do esquema vacinal ocorrerá de forma seletiva, por meio da avaliação prévia da caderneta de vacinação das crianças, buscando aquelas que precisem de alguma dose para regularizar sua situação vacinal.
Não há contraindicações absolutas à administração da vacina oral contra poliomielite (VOP), evitando-se somente nas situações de hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, com imunodeficiência, portadores de HIV ou crianças com história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Nestes casos, o responsável deve informar ao profissional de saúde para as devidas orientações.
A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.
Fonte: SMSRJ
Postos de Vacinação: CMS Dr Décio Amaral Filho
Supermarket
Campo da Rua 15
Comunidade Bíblica Adoradores por Excelência
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!!!